sábado, 06 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.5334

‘VAMOS SAIR DA PANDEMIA PAGANDO MAIS JUROS’, DIZ SANTANDER

Redação - 01/06/2021 07:20

O mundo deve sair desta pandemia pagando uma taxa de juros mais alta do que a atual, segundo a economista-chefe do Santander, Ana Paula Vescovi. “Quem vai pagar essa conta? Isso depende de como serão endereçadas as políticas públicas em cada governo”, afirmou a executiva, que participou na tarde desta segunda-feira (31) do Fórum de Investimentos Brasil 2021, promovido pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Ana Paula chamou a atenção ainda para a questão inflacionária nos Estados Unidos, onde o governo está concedendo estímulos fiscais equivalentes a um quarto do PIB (Produto Interno Bruto). “Há uma pressão grande sobre as commodities em todo o mundo, em especial as alimentícias, enquanto a abertura do mercado de trabalho varia nas diferentes economias, de acordo com a disponibilidade de vacina”, afirma.

Para a executiva, o mundo vai sair mais desigual da pandemia. Ela destaca a piora na qualidade da educação no Brasil. “Há um desequilíbrio dentro do setor público contratado há vários anos”, diz. A fim de compensar a situação, o país não pode perder a oportunidade de crescer em segmentos-chave da infraestrutura, diz. “Temos o leilão 5G pela frente, que pode ser transformacional para a educação e para os processos”.

A executiva, que participou do painel “O Mundo Pós-Pandêmico: riscos sistêmicos, desafios de governança e a nova normalidade”, entrevê um ambiente econômico mais positivo no segundo semestre. “Mas isso não tira a nossa responsabilidade de voltar com uma agenda de reformas”, afirmou. Em especial, a tributária. “O Brasil tem o equivalente a 75% do PIB empenhados em causas tributárias”, diz ela. “É preciso dar segurança jurídica a empreendedores e empresários”.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.