domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ESGOTOS DE 4 CAPITAIS TÊM ALTAS CONCENTRAÇÕES DE CORONAVÍRUS

Redação - 28/05/2021 12:20

O novo coronavírus está presente em elevadas concentrações nos esgotos do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba, aponta boletim da Rede de Monitoramento COVID Esgotos, projeto coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

No Rio de Janeiro, os resultados de cargas virais no esgoto ainda não estão disponíveis, portanto, o cálculo se dá com base nas concentrações por litro. O estudo mostra que em todos os dez pontos de monitoramento da Região Metropolitana, há mais de 50 mil cópias do vírus por cada litro de esgoto. Na estação do Leblon, Zona Sul da cidade, a situação está mais alarmante, com concentração chegando a cerca de 200 mil cópias por litro.

Em Curitiba, foi registrado um aumento nas últimas quatro semanas. Segundo o boletim, eram 12,6 trilhões de cópias do novo coronavírus, por dia, nas cinco estações de tratamento de esgoto. Esse foi o segundo maior valor desde o início das medições, em março.

Já em Belo Horizonte e em Brasília, o Boletim identificou redução da carga viral na última medição, mas mesmo assim, esta segue num patamar elevado. Em Belo Horizonte, foram 4,4 trilhões de cópias do novo coronavírus por dia.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.