A capital baiana receberá na quinta-feira (27) a 15ª edição do DLI – Dia Livre de Impostos. O objetivo da campanha é conscientizar os consumidores locais e varejo a respeito das altas taxas de tributação pagas no Brasil. Para este ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL) jovem fará campanha online, com o objetivo de evitar aglomeração e proporcionar mais segurança aos consumidores no momento da compra.
Os consumidores podem acessar o site www.dialivredeimpostos.com.br e encontrará produtos que desejam oferecer sem o valor do imposto.
“Após todos os lojistas realizarem o cadastro, basta o consumidor acessar o mesmo site, fazer o filtro de localização, e verificar quais produtos estão disponíveis para a compra. Mesmo que o cliente não aproveite nenhuma oferta, terá a dimensão da alta carga tributária e do quanto isso afeta o consumo”, explica o presidente da CDL Jovem de Salvador, Bruno Thomaz.
Para a edição de 2021 do Dia Livre de Impostos, a organização espera uma participação efetiva das lojas de Salvador e Região Metropolitana, de shopping centers e de rua
Ocupando a posição de nº 14, num ranking dos 30 países com as maiores tributações, o Brasil ainda está na última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população, segundo dados da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).
O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. O intuito não é a sonegação de impostos, pois nesse dia o empresário arca com os custos da taxação, para não ser repassado aos consumidores. Em 2020 a data contou com a participação de 26 estados e Distrito Federal, e com a colaboração de mais de 9 mil varejistas e com o apoio de todo sistema CNDL.