sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS TRAZ “INSEGURANÇA ENERGÉTICA”; GOVERNADORES DO NORDESTE SÃO CONTRA

Redação - 20/05/2021 18:56 - Atualizado 20/05/2021

Os governadores do Nordeste se posicionaram contra a Medida Provisória (MP) aprovada na madrugada desta quinta-feira, 20, na Câmara dos Deputados, da privatização da Eletrobras.

Em nota, os nove gestores afirmam que a medida vai refletir no aumento das contas de luz da população, promovendo “insegurança energética” com a possibilidade de venda das hidro e termoelétricas da região. Entre elas, os Complexos de Paulo Afonso (na Bahia) e Xingó (entre Alagoas e Sergipe), administradas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). As informações são da Valor Investe, do grupo Globo.

“Cabe observar ainda que, se concretizada, tal medida promoverá, na prática, efetiva entrega da gestão dos principais rios e reservatórios ao controle privado. Isso gerará insegurança energética, com real ameaça de déficit no fornecimento de energia, e perda de potência dos projetos de desenvolvimento regional, principalmente do Norte e o Nordeste do país, sabidamente regiões com menores índices de desenvolvimento humano e alto potencial de geração de energia”, afirmaram os governadores em nota do Consórcio do Nordeste. dos principais afluentes à iniciativa privada, impactando no desenvolvimento econômico e social da região.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.