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E-COMMERCE AUMENTA VENDAS EM 30% COM ANTIFRAUDE HÍBRIDO

Redação - 19/05/2021 19:50

O sistema antifraude é essencial para evitar prejuízos no e-commerce, setor que deve faturar R﹩ 110 bilhões no Brasil em 2021 segundo a Ebit|Nielsen. Mas uma das principais queixas das PMEs que vendem online é a alta taxa de bloqueios no sistema automático. “Muitas compras eram bloqueadas antes de adotarmos um antifraude híbrido, que aumentou as nossas vendas em 30%”, afirma o empresário Paulo Carvalho.

O empreendedor é dono da New Leads e de outros e-commerces baseados em Ribeirão Preto (SP) que vendem uma variedade de produtos de saúde e eletrônicos, entre outros segmentos, para todo o Brasil. “O meu primeiro e-commerce foi fundado em 2014 e eu já percebia que muitas compras eram bloqueadas, mas foi só em 2018 que descobri o sistema híbrido e resolvi apostar”, destaca.

O antifraude híbrido permite uma verificação em duas etapas sempre que necessário. Caso o antifraude automático identifique uma possível fraude, profissionais treinados fazem uma análise manual para confirmar se a transação é legítima ou não. Esse trabalho acontece através de pesquisa e cruzamento de dados.

No ano passado, a startup gaúcha Appmax, que desenvolve soluções para e-commerces e negócios digitais de pequeno e médio porte, processou centenas de milhões de reais em sua plataforma. “Cerca de 35% das transações foram marcadas como possíveis fraudes pelo algoritmo, mas após uma análise mais detalhada por parte da equipe, apenas 2.43% foram realmente classificadas como fraude.”, explica a co-fundadora e diretora de Operações Betina Wecker.

Se apenas o antifraude automático estivesse sendo usado, o portfólio de clientes da startup teria perdido milhões de reais por mês em transações bloqueadas desnecessariamente. A executiva acredita que isso demonstra a importância de investir no capital humano como diferencial competitivo para realizar esse contato com os consumidores que tiveram a compra interrompida e reverter o quadro. O serviço é oferecido sem custo adicional pela plataforma, um diferencial de mercado.

“Fazer essa verificação manual de dados e tentar entender o motivo do bloqueio para finalmente legitimar a transação é mais do que aumentar o lucro naquele momento – é fidelização”, destaca. Em 2020, entre os itens mais visados em tentativas de fraude na base de clientes da Appmax em todo o território nacional, estiveram fones de ouvido e caixa de som bluetooth, camisas de times de futebol e bolsas femininas.

Os estados de onde se originaram a maior parte das tentativas de fraude devidamente bloqueadas foram São Paulo (27%), Rio de Janeiro (11%), Minas Gerais (10%) e Bahia (9%). As fraudes geralmente envolvem pessoas tentando comprar produtos usando dados pessoais de terceiros.

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