Documentos internos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) obtidos pelo GLOBO relatam que o presidente do órgão, Danilo Dupas, informou à equipe dele que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 será aplicado somente em 16 de janeiro e 23 de janeiro do ano que vem. No calendário habitual, as provas ocorrem entre novembro e dezembro. A comunicação ocorreu no último dia 3 em reunião de diretorias do instituto, segundo três ofícios assinados por diferentes diretores (de Avaliação da Educação Básica, de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais e de Gestão e Planejamento).
Procurado, o Inep afirmou que as datas de aplicação das provas ainda estão sendo discutidas e que não existe nenhum documento assinado pelo presidente com definição do calendário. O órgão afirma que “há conversas constantes sobre a aplicação das provas do Enem 2021 justamente por estarmos na fase de planejamento desse cronograma” e que “tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021”.
Os ofícios acessados pela reportagem, porém, apontam a definição de datas como uma decisão já tomada. Os diretores repassam, nos documentos, a informação sobre o calendário para que outras áreas possam adotar as ações referentes ao tema.
Foto: divulgação