sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

LATICÍNIO FAMILIAR BAIANO RECEBE CERTIFICADO DE QUALIDADE

Redação - 20/11/2020 07:34 - Atualizado 20/11/2020

O Piemonte Norte do Itapicuru, na Bahia, concentra o maior rebanho de caprinos do mundo e junto com o Território do São Francisco passa a contar com o segundo laticínio oriundo da agricultura familiar e administrado por pequenos criadores unidos em cooperativa. Certificada, na quarta-feira (18), com o selo SIE (Serviço de Inspeção Estadual) da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

A Sabor do Sertão reúne a força de 300 famílias do distrito de Poço de Fora, município de Curaçá, que há duas décadas colecionam experiência na criação dos animais e na retirada do leite de cabra, e que agora, comemoram a oportunidade de processar 1 mil litros de leite diários e 100 quilos de queijo. “Porém a produtividade pode multiplicar por quatro com poucas melhorias que já estão em estudo”, prevê André Germani, gerente de Sustentabilidade da Mineração Caraíba, sediada em Jaguarari, município que abriga o primeiro laticínio financiado pela empresa como contrapartida social, pactuada com o governo da Bahia, pela atuação na região.

A Adab certificou o primeiro dos oito laticínios previstos para funcionar no semiárido baiano e projetados pela Caraíba, no final do ano passado, no distrito de Pilar, em Jaguarari. “Através do selo conquistado pelo projeto, os cooperados estão credenciados a comercializar em toda a Bahia, e já com expectativa de aumentar o rol de produtos para o consumidor, alavancando a cadeia produtiva do leite. Esses dois pequenos laticínios já beneficiam mais de seis mil pessoas do entorno”, ressaltou o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar,

A Sabor do Sertão inicia os trabalhos já de olho em saltos maiores, através da participação em licitações em Salvador e Juazeiro com o objetivo, de em 2021, oferecer novas oportunidades de trabalho e renda às mais de três mil pessoas envolvidas.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.