terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.189

PARQUE EÓLICO EM CAMPO FORMOSO ENTRA EM OPERAÇÃO

Redação - 07/05/2021 08:27

A Braskem está dando um importante passo rumo a uma atuação ainda mais sustentável. O parque de energia eólica que vai fornecer energia renovável para a empresa pelos próximos 20 anos entrou em operação nesta semana, informou o jornal Correio.

A EDF Renewables iniciou a operação do Complexo Eólico Folha Larga Norte, situado em Campo Formoso (BA), que suprirá demanda energética da petroquímica baiana. Com um investimento total de R$ 1,5 bilhão e 344 megawatts (MW) de capacidade instalada, Folha Larga Norte fornecerá energia renovável suficiente para abastecer 850 mil lares – quase uma cidade como Salvador.

A construção do parque eólico contou com um plano de contratação e capacitação de mão de obra local. No pico de obras, o empreendimento chegou a ter mais de 800 pessoas, sendo 67% da região.

Folha Larga Norte foi viabilizado pela contratação de venda de energia nos leilões do governo ACR A-4/2018 e ACR A-6/2018, e no mercado livre pela celebração do compromisso com a Braskem como consumidor âncora, além de outros agentes. Pelo acordo, a maior petroquímica das Américas se comprometeu a comprar energia do projeto da EDF Renewables por 20 anos.

“O contrato de compra e venda de energia com a Braskem demonstra nossa competitividade e nos posiciona como um importante player em energias renováveis no Brasil”, avalia o CEO da EDF Renewables no Brasil, Paulo Abranches. “Assumimos recentemente o compromisso de nos tornarmos carbono neutro até 2050 e a utilização de matrizes energéticas renováveis em nossa operação é parte essencial desse processo”, afirma Gustavo Checcucci, Diretor de Energia da Braskem.

Com Folha Larga Norte, a EDF Renewables possui 527 MW em projetos eólicos em operação. No Nordeste, a empresa conta ainda com a expansão do Parque Eólico Ventos da Bahia (182 MW), localizado a mais de 300 Km de Salvador (BA), e o Parque Eólico Serra do Seridó (242 MW) em Junco do Seridó (PA), ambos em construção. O Brasil representa uma praça estratégica à EDF Renewables. Estabelecida há seis anos no país, a empresa alcançou 1.3 GW de projetos de energia eólica e solar, em operação e em construção, na Bahia, em Minas Gerais e na Paraíba.

 

Foto: EDF Renewables/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.