domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

RUI DIZ QUE CIENTISTAS PREPARAM DOSSIÊ A FAVOR DA SPUTNIK V

Redação - 05/05/2021 09:20 - Atualizado 05/05/2021

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que um grupo de cientistas, com coordenação de secretários da Saúde do Nordeste, prepara um dossiê em favor da vacina Sputnik V. Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontou falhas no desenvolvimento do imunizante, e recomendou que não seja importada.

“Nós estamos preparando esses relatórios de cientistas. É um grupo de cientistas que sempre deu apoio ao Nordeste. São documentos, posicionamentos de cientistas renomados brasileiros, com base em todos os documentos que foram colocados à disposição da Anvisa. São mais de 20 mil páginas”, pontuou Rui, em entrevista à CNN.

O governador baiano voltou a apelar para que a Anvisa tenha “boa vontade”. “O que nós estamos pedindo é um pouco de boa vontade da Anvisa para que faça o teste. Pegue a amostra. Se não quer pedir amostra da Rússia, vai aqui na Argentina, que já aplicou milhões de doses, vai no México, que já aplicou milhões de doses, e faz o teste. Se de fato contém ou não contém o vírus replicante, afirme não só ao povo brasileiro, afirme e ajude 64 países do mundo que estão usando largamente a vacina. E, até hoje, em 64 países, nem a imprensa nem os setores de saúde anunciaram qualquer efeito colateral”, declarou.

No podcast “Papo Saúde”, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o impasse é fruto de uma “vaidade” da área técnica da Anvisa. “O que está por de trás disso é o medo da Anvisa de perder a sua distinção de pertencer a um clubinho de agências regulatórias internacionais. No entanto, esse desejo de permanecer dentro do clube não pode ser superior ao interesse do povo brasileiro. É preciso flexibilizar suas regras e aceitar, o que vem acontecendo no mundo inteiro, em mais de 60 países, que é a comercialização da vacina”, afirmou. Vilas-Boas ressaltou também que no último dia 10 de março o Congresso Nacional aprovou uma lei que diz que a Anvisa é obrigada a autorizar a importação de vacinas registradas em 10 agências regulatórias internacionais. “Ela tem que cumprir isso”, frisou.

Ainda na entrevista de ontem, Rui ainda disse que acredita na importação do imunizante. Segundo ele, se a Anvisa tivesse autorizado, já era para ter 2 milhões de doses em abril, e mais 5 milhões em maio. O governador declarou também que vai permanecer ajuizando ações judiciais para aplicar a vacina. “Não trabalhamos com essa hipótese de não poder trazer. Obviamente, o contrato não foi pago. E tem cláusula que só é eficaz o pagamento financeiro após que a vacina seja autorizada no Brasil, e a sua aplicação. Isso está no contrato para resguardar os estados”, afirmou.(TB)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.