domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

DÓLAR FECHA EM BAIXA À ESPERA DO COPOM

Redação - 05/05/2021 17:59

A combinação de exterior ligeiramente positivo, poucas falta de conteúdo considerado explosivo vindo da CPI e certa expectativa de que o Copom possa adotar um tom mais ‘hawk’ (inclinado à retirada dos estímulos) no comunicado que sai em poucas horas ajudou o dólar a ter novo dia de queda firme nesta quarta-feira.

A moeda americana encerrou em baixa de 1,20%, a R$ 5,3647. Com isso, o real teve, com alguma folga, o melhor desempenho do dia. Contra o dólar neozelandês, que veio logo abaixo, o dólar cedia 0,91% no horário acima.

A apreciação do câmbio local ocorreu desde o início do dia, embalada pelo relatório da Automatic Data Processing (ADP), que apontou uma geração de 742 mil vagas no mercado de trabalho americano em abril, abaixo do consenso de 800 mil vagas. No entanto, enquanto o dólar recobrou alguma força ao longo da sessão lá fora, o real continuou a se valorizar embalado por fatores domésticos.

Outro fator que contribui para diminuir o potencial de estrago da CPI até agora foi o noticiário concorrido, o que pode ter sido inclusive feito de caso pensado, continua este interlocutor, citando o fato de que o ministro Paulo Guedes estava participando, também ontem, de uma audiência na Câmara, ou a própria decisão de Arthur Lira (PP-AL) ter dissolvido a comissão parlamentar mista da reforma tributária no momento da leitura do relatório de Arthur Lira, o que gerou mais ruído.

Por fim, os mercados também se ajustaram ante à possibilidade de um comunicado mais duro que o esperado por parte do Copom. Na visão do Citi, com piora do cenário fiscal e riscos de que as expectativas de inflação de 2022 sejam contaminadas, cresceu o risco de o comitê adotar um tom mais ‘hawk’ [favorável à retirada dos estímulos] hoje.

Foto: Estadão

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.