Os preços dos produtos agropecuários tiveram alta de 14,1% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do IPPA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários), elaborado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Cepea).
Esse avanço está relacionado principalmente com a subida dos preços dos grãos no campo, que tiveram alta de 32,8% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado.
O Cepea indicou que todos os grãos que compõem o índice registraram forte alta real na comparação do período: de 43% para a soja, de 30% para o arroz, de 22% para o algodão, de 19% para o milho e de 11% para o trigo.
O indicador de pecuária também subiu 4,7%. Porém, houve recuo de 10,8% no índice que mede os preços de cana e café, bem como queda de 9,8% para produtos hortifrutícolas.
Apesar das altas, o IPPA teve queda real de 5,1% na comparação entre o primeiro trimestre de 2021 e o último de 2020. A queda foi puxada pela redução observada para o IPPA-Pecuária. (G1)
Foto: Divulgação / Aiba