sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BASE DA PETROBAHIA EM ITABUNA CONCORRE A PRÊMIO

Redação - 24/04/2021 11:20 - Atualizado 24/04/2021

Está concorrendo a uma premiação internacional, o projeto da Base de Armazenamento e Distribuição de Combustíveis da Petrobahia em Itabuna, Bahia, projetado e construído pelo escritório Andrade Schimmelpfeng. Indicado na Categoria Infraestrutura, no prêmio GREEN SOLUTIONS AWARDS para obras do ano 2020-2021, a seleção reconhece as melhores obras com soluções sustentáveis no mundo, com votação aberta até 31 de maio.

De acordo com o arquiteto responsável, Walter Schimmelpfeng, o projeto foi planejado para ser executado em um ano, mas o andamento da obra foi otimizado com a premissa de construção rápida e limpa. “Através dos preceitos do “lean construction” que basicamente busca atingir o máximo de eficiência com o mínimo de desperdício, a obra foi entregue no tempo recorde de seis meses, alcançando a meta de resíduo zero”, explica.

Inaugurada em março de 2020, a base é composta por seis tanques com selo flutuante de segurança, garantindo o nível mínimo de evaporação e poluição. Outros destaques estão na iluminação de baixo consumo de energia (led), no sistema de esgoto biodigestor, que garante um tratamento de excelência dos resíduos, e no aproveitamento de água da chuva, processo conhecido como água cinza, para reuso em descargas e jardinagem.

Pensando em valorizar a mão de obra e a economia local, moradores da região foram contratados e passaram por formação profissional. Para completar, tudo foi validado por um comitê dentro da cidade, envolvendo diversos órgãos. Para votar no projeto “Fuel Storage and Distribution Terminal – Park Tank” é preciso acessar o site https://www.construction21.org/contest/h/green-solutions-awards-2020-2021.html até o dia 31 de maio.

A empresa baiana Petrobahia é uma das principais distribuidoras da região Nordeste do país e possui cinco bases de operação própria no interior do estado. Além de Itabuna, está nos municípios de São Francisco do Conde, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro e Pojuca, e completa no próximo mês de junho 25 anos de atuação.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.