sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ANEEL APROVA REAJUSTE DE TARIFAS DE ENERGIA ELÉTRICA DA BAHIA

Redação - 23/04/2021 12:25

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira (22) o reajuste tarifário de 2021 da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), Enel Distribuição Ceará e Energisa Sergipe (ESSE).

As novas tarifas já entraram em vigor a partir de ontem para cerca de 6,1 milhões de unidades consumidoras localizadas na Bahia, 1,4 milhão de unidades consumidoras potiguares, 3,8 milhões de unidades consumidoras cearenses e mais de 805 mil unidades consumidoras sergipanas.

O índice médio do reajuste tarifário da Coelba foi de 8,98%. O reajuste incide de forma diferente para as classes de consumo. Para a baixa tensão, que inclui os clientes residenciais, o efeito médio será de 7,82%. Os consumidores da Coelba classificados como baixa renda, o impacto do reajuste será ainda menor, de 6,05%. A variação percebida pelos clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de 12,28%.

Segundo a Agência, ações foram tomadas para mitigar as tarifas, entre elas a conta-covid e o reperfilamento do pagamento do financeiro da RBSE das transmissoras, colaborou para amenizar as tarifas e manter o reajuste em um dígito.

Os fatores que mais impactaram estes processos tarifários foram: custos com distribuição, pagamento de encargos setoriais e aquisição de energia. Mais informações sobre reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico www.aneel.gov.br, no link entendendo a tarifa, e no aplicativo ANEEL Consumidor, disponível para dispositivos móveis Android ou IOS.

 

Foto: Divulgação/Coelba

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.