quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5415 Dólar 5.194

HOME BROKER: ENTENDA O QUE É E COMO UTILIZAR

Redação - 15/04/2021 14:00 - Atualizado 15/04/2021

O investidor iniciante precisa conhecer e se habituar com vários termos técnicos e o home broker é um deles. A príncipio, o home broker pode parecer ser algo muito complexo, mas na verdade ele surgiu com a intenção de facilitar o acesso aos investimentos!

O que é?

O home broker é o sistema que permite a compra e venda de ações e outros ativos através da internet. Ou seja, por meio dele, os investidores se conectam às suas corretoras e ao ambiente da bolsa de valores. Antes do surgimento do home broker, quem quisesse operar na bolsa precisava fazer uma ligação para a mesa de operações de uma corretora e passar a ordem pelo telefone. Agora, com a internet, todo esse processo foi automatizado e se tornou muito mais rápido e fácil. Além de ações, os home brokers, em geral, permitem operar com outros tipos de ativos financeiros disponíveis na bolsa, como contratos futuros, opções e até a possibilidade de negociar títulos públicos e outros papéis de renda fixa, como as debêntures.

Como utilizar?

O primeiro passo para utilizar um home broker e operar na bolsa é abrir conta em uma corretora de valores. É a corretora que executa, no pregão, as ordens de compra e venda dadas pelo investidor, ou seja, não é possível negociar na bolsa sem possuir conta em alguma corretora. Cada corretora costuma possuir o seu próprio home broker. Em seguida, é necessário compreender as principais funcionalidades disponíveis no home broker. Elas variam entre as plataformas, contudo, existe um padrão básico que costuma estar presente em todas.

Por meio do home broker é possível observar as cotações dos ativos em tempo real, o que auxilia o investidor na decisão do melhor momento para realizar operações de compra e operações de venda. O home broker também permite acompanhar as ordens de compra e venda dadas pelo investidor para verificar se foram devidamente executadas, canceladas ou aguardam uma oferta com preço solicitado. O sistema exibe ainda o chamado “book de ofertas”, lista com todas as ordens de compra e venda de ativos financeiros dadas por outros investidores, incluindo preços e quantidades. Acompanhar o book dá ao investidor referências do andamento do mercado.

Conclusão

Em suma, o home broker é um sistema que permite investir em ações e outros ativos pela internet, com agilidade e rapidez. E para escolher o melhor home broker, de acordo com o seu perfil e necessidades, é importante conferir as plataformas eletrônicas das instituições (corretoras de valores) e estar atento com as taxas cobradas.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.