O governador Rui Costa anunciou que a Bahia fez o pedido de importação excepcional da vacina russa Sputnik V à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Anvisa já havia pedido informações à Bahia e a outros dez estados interessados em comprar doses da Sputnik (lembre aqui). Entre eles, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rondônia e Pará.
A Sputnik V tem registro para uso pelo Ministério da Saúde da Federação Russa e já está em uso em mais de 50 países, sem casos de reações adversas. A vacina também foi observada em um artigo científico publicado na revista científica Lancet. Mas, segundo o Governo da Bahia, a Anvisa não considerou suficiente a apresentação do certificado. “apesar de assim prever a lei”. Também pediu a apresentação dos documentos técnicos usados pelo fabricante para obter o registro da vacina, alegando precisar de mais informações sobre eficácia, qualidade e segurança.
“Diante da urgência e do quadro de mais de quatro mil mortes por dia, o Estado da Bahia, preferiu não discutir sobre a interpretação da lei vigente neste momento, e já está providenciando a entrega da documentação solicitada”, diz o governo, em nota.
Foto: divulgação