sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

ANALISTAS APONTAM QUE BARRAR VENDA DA RLAM É DESFAVORÁVEL PARA ‘A SEGURANÇA ENERGÉTICA DO BRASIL’

Redação - 07/04/2021 13:00

O valor da venda da refinaria Landulpho Alves (Rlam) pela Petrobras ao Mubadala foi bastante questionado. Porém, analistas da XP Investimentos, Gabriel Francisco e Maira Maldonado, consideram que a venda é essencial  “Do contrário, será um grande revés não só para a Petrobras, mas também para a segurança energética do Brasil”, declararam. De acordo com o InfoMoney, até essa semana o Tribunal de Contas da União (TCU) precisa avaliar uma possível suspensão da operação diante do questionamento do valor de US$ 1,65 bilhão fechado com a Mubadala, que estaria abaixo de US$ 3,04, o preço de mercado definido pela Petrobras.

Os analistas apontaram que há um múltiplo implícito de 3,1 vezes o valor da empresa sobre o Ebitda para a venda do ativo, abaixo da média histórica de múltiplos que a Petrobras negocia de 5,5 vezes . Os especialistas também indicam avaliam que o valor final de venda possa ter refletido alguns fatores e que os levaram a revisar o valor potencial de venda dos ativos. Os analistas ressaltam que, apesar do valor estratégico de uma refinaria em um país como o Brasil, normalmente é difícil que haja um descolamento dos múltiplos de transação em relação a referências globais de empresas comparáveis listadas em bolsa.

Outro fator a ser analisado, é que os múltiplos de ativos em mercados emergentes (EM) normalmente apresentam um desconto em relação a mercados desenvolvidos (DM). No cenário nacional, os investidores potencialmente interessados ​​nas refinarias da Petrobras podem atribuir um prêmio de risco mais alto ou um desconto do valor total de aquisição ao apresentarem suas propostas.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.