No início desta quarta-feira (31), a capital baiana tinha 13 pacientes diagnosticados com a Covid-19 a espera de uma vaga hospitalar. Desses, quatro pessoas aguardavam leito clínico adulto, um clínico pediátrico e oito pessoas esperavam UTI adulto.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou, em coletiva de imprensa, que o número de pessoas aguardando por leitos de UTI na cidade diminuiu 91% em relação ao maior registro da 2ª onda da pandemia da Covid-19, atingido este mês, quando 87 pacientes estavam na fila da regulação da categoria.
“Nós já chegamos a ter 87 pessoas aguardando UTI adulto em nosso município. […]. Hoje temos apenas oito. Ontem eram seis. Então vejam vocês que a pressão diminuiu muito”, afirmou o gestor municipal.
A taxa de ocupação de UTI Covid-19 adulto em Salvador permanece em 81%. Ontem (30), a capital baiana reduziu a ocupação até está marca (veja aqui). O município começou a semana com índice em 83%.
A cidade tem quatro hospitais com 100% de leitos de tratamento intensivo adulto ocupados: Hospital Português, Eladio Laserre, Maternidade Professor José Maria Magalhães Neto, e o Municipal de Salvador. O Hospital de campanha do Itaigara está com 90%, o Sagrada Família com 92%, o Alaide Costa com 95% e o Hospital do Subúrbio tem taxa de ocupação de UTI em 97%.
Foto: Divulgação/Sesab-BA