sábado, 18 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

ESTADOS ALTERAM CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO PARA PRIORIZAR PROFESSORES E POLICIAIS

Redação - 30/03/2021 11:07 - Atualizado 30/03/2021

Os planos de vacinação contra a Covid-19 foram ajustados em cinco estados brasileiros para incluir categorias específicas, como professores e profissionais da segurança pública. Em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) já alterou o planejamento e a aplicação das doses nesses públicos deve começar em abril. Pará, Amazonas, Goiás e Espírito Santo tomaram decisões similares.

Na Bahia, as forças de segurança e salvamento, que incluem policiais federais, militares, civis, bombeiros e guardas municipais com mais de 50 anos de idade, devem ser vacinados contra o coronavírus a partir de quinta-feira (01) (saiba mais aqui).

Segundo informações do Estadão, há cerca de uma semana, o Pará começou a vacinar policiais militares e civis, agentes de trânsito, militares do Corpo de Bombeiros e outros servidores ligados à segurança pública. Até o momento, em torno de oito mil doses foram aplicadas.

Neste domingo (28), o Amazonas também iniciou a imunização desses profissionais, após decisão da Justiça. Em Goiás, por sua vez, desde segunda-feira (29), a categoria está contemplada. O planejamento envolve trabalhadores que estão na ativa e utiliza como critério a ordem decrescente de idade. São Paulo e Espírito Santo anunciaram datas para o início da vacinação de ambas as categorias ainda na primeira quinzena de abril.

Além desses estados, ao longo da última semana, os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, destacaram a importância de incluir professores no calendário de vacinação. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que pretende incluir na próxima etapa de imunização cerca de 50 mil trabalhadores da educação.

Em Roraima, o governo estadual vem articulando medidas com o Ministério da Saúde para garantir a vacinação dos profissionais da segurança pública até o final de abril. No Piauí, no dia 31 deste mês, a pauta será tema de uma reunião entre representantes das Secretarias de Saúde Municipais e Estadual.

Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.