A prefeitura de Salvador está preparando um edital de licitação para que outra empresa assuma as linhas de ônibus da região da orla de Salvador e no bairro de Mussurunga e adjacências. A informação foi divulgada hoje (29) pelo secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Müller.
As áreas eram atendidas pela Concessionária Salvador Norte (CSN). No sábado (27), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou a rescisão do contrato com a CSN, que enfrentava dificuldades financeiras e estava sob intervenção do Município desde junho de 2020. Enquanto não ocorre a celebração de um novo contrato, a própria prefeitura fará a gestão das linhas.
“Por determinação do prefeito Bruno Reis, vamos publicar o edital de licitação definitivo para atendimento dessa região. Devemos publicar entre hoje e amanhã o edital para que a gente possa já continuar operando com uma empresa após a conclusão desse processo. Até lá, a determinação é que a gente opere diretamente os ônibus da CSN, através de requisição administrativa, sem a figura da intervenção”, explicou o secretário em entrevista na Rádio Metrópole.
Dos cerca de 4,5 mil funcionários que compõem o quadro da CSN, cerca de 3 mil serão contratados por meio de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), segundo Müller. “Tão logo a gente possa iniciar essa operação, os funcionários que serão contratados serão por Reda, a grande parte deles, justamente para operar as mesmas linhas, nas mesmas condições que vínhamos operando através da intervenção, sem nenhum tipo de prejuízo. (…) A gente pretende iniciar a operação direta com aproximadamente 2,9 mil a 3 mil funcionários, que serão contratados pela prefeitura através de um Reda. Terão seus empregos garantidos. Parte do restante já é aposentado, outros estão ‘encostados’ no INSS, então temos aí por volta de 300 a 400 que não estão nessas condições nem de aposentados, nem de encostados. Esses não poderão ser absorvidos pela prefeitura”, afirmou.
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom