Os empresários Luciano Hang e Carlos Wizard anunciaram, nesta quinta-feira (25), a doação para o SUS de 10 milhões de doses da vacina contra a Covid. No entanto, Wizard defendeu uma “flexibilização” da legislação que permite a importação pela iniciativa privada, sem dar detalhes. Há algumas semanas, ele propôs a possibilidade de importação privada sem necessidade de doação ao SUS. O anúncio foi feito após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
“Nós defendemos é o aspecto de agilidade. Nós entendemos que historicamente a máquina pública tem uma lentidão que é tradicional. A partir do momento que a iniciativa privada tem uma agilidade na entrega, nós antecipamos a imunização e o mais importante, poupamos vidas. Porque hoje estamos enfrentando tragédia, temos 2, 3 mil mortes diárias”, afirmou.
Lei aprovada neste mês pelo Congresso determina a doação ao SUS de 100% das doses importadas pela iniciativa privada até que os grupos prioritários sejam imunizados. Depois, as empresas devem doar metade para o governo e imunizar seus funcionários gratuitamente com a outra metade.