Foi aprovada nesta segunda-feira, 22, em assembleia virtual, a criação do Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, entidade formada para negociar a compra de imunizantes contra a Covid-19.
Ao participar da reunião, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que vale mais investir na compra de vacinas, ao destacar outras despesas da gestão municipal relacionadas à pandemia. “Nós entendemos que o melhor investimento é a compra da vacina. Temos 286 leitos de UTI montados pela prefeitura, 23 mil pessoas recebem há quase um ano um auxílio de 270 reais. Mesmo diante do sacrifício vivido pelos municípios, ampliamos o nosso custeio. Por isso, resolvi fazer parte do consórcio, por entender que é melhor investir em vacina do que em todas essas outras áreas”, disse o chefe do Palácio Thomé de Souza.
Votaram o estatuto do consórcio e a designação da comissão eleitoral um grupo de 1.192 prefeitos e prefeitas, que cumpriram os prazos de manifestar o interesse de participar da associação e também da aprovação de leis municipais autorizativas. Na próxima segunda-feira, 29, haverá a votação da diretoria.
No total, manifestaram interesse em aderir ao consórcio 2.602 municípios. Com a aprovação de leis pelas Câmaras municipais, as cidades passarão a fazer parte do grupo.