O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou em uma coletiva virtual, nesta quarta-feira (17), que ainda não pode afirmar que Salvador está livre do colapso no sistema de Saúde.
“Ninguém pode dizer que não terá [colapso]. Eles ainda não repercutiram na UPA, no sistema de saúde, nossa expectativa é que vai repercutir. Com menos gente infectada, isso vai demandar menos do sistema de saúde. Hoje temos uma maioria de adultos internados. Isso é por conta das novas variantes, novas cepas. Isso vai refletir nas UPAs. Isso mostra que as medidas estão dando certo, a pressão vai diminuir nas UPAS. Isso pode dar certeza que estamos livres do colapso? Não. Os números não param de crescer e estamos sobrevivendo ampliando leitos. Podemos dizer que passamos o pior momento? Ainda não”, destacou Bruno Reis.
A prefeitura vai ampliar a quantidade de bases do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) para melhorar o atendimento a pacientes com Covid-19. Segundo o gestor, serão montadas mais três estruturas do tipo, na Arena Fonte Nova, no Pronto Atendimento do Marback e no Hospital Salvador. Com isso, a cidade passará a ter 17 bases do Samu.
A prefeitura tem 85 ambulâncias do Samu, 70 que ficam em circulação pela capital e 15 que fazem o transporte de pacientes da Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para hospitais. O prefeito anunciou também a compra de 12 aparelhos de ultrassonografia que serão usados nas ambulâncias.
Foto: Reprodução/ Facebook