quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5709 Dólar 5.194

ATRASO DE INSUMO FEZ BRASIL SANGRAR, DIZ PAZUELLO

Redação - 17/03/2021 12:00

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse nesta quarta-feira (17) que seu sucessor, Marcelo Queiroga, “reza pela mesma cartilha”. A afirmação foi feita durante a entrega das primeiras 500 mil doses da vacina contra Covid-19 produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

“Posso afiançar aos senhores, estamos muito bem alinhados [com a Fiocruz]. Temos pela frente uma transição do cargo de ministro que é apenas uma continuidade do trabalho. O doutor Marcelo Queiroga reza na mesma cartilha. Só tem um detalhe: vou entregar a ele um ministério estruturado, organizado, funcionando e com tudo pronto. Ele, como médico-cardiologista e com todo seu conhecimento técnico, vai poder navegar por essa ferramenta em prol da Saúde do Brasil”, disse Pazuello.

Conforme informações do G1, em um balanço sobre a pandemia no país, Pazuello disse que o atraso na entrega de insumo para a vacina contra a Covid-19 fez o Brasil “sangrar”, mas ainda assim vai conseguir controlar a pandemia no 2º semestre de 2021.

“Esse cronograma de entregas atrasou 40 dias. Isso precisa ficar claro. Isso não foi por falta de trabalho da Fiocruz, nem por falta de trabalho da equipe do ministério. Nós tivemos um atraso na entrega do insumo farmacológico que vem da China. A previsão era para primeira quinzena de fevereiro, chegou no dia 27 de fevereiro. São 45 dias de atraso e isso nos fez sangrar. Nos fez sangrar. E o resultado dessa dificuldade como um todo é o que estamos vivendo hoje. Estamos ainda sendo questionados ainda pela nossa entrega de vacina. Senhores, hoje temos 562 milhões de doses adquiridas. E nós já fornecemos, só nessa semana, 4,5 milhões”, disse Pazuello.

“Nós vamos vacinar nosso país até julho, a metade da população brasileira vacinável em junho ou julho estará vacinada, metade do ano. E a outra metade até o final do ano. Nós vamos controlar essa pandemia ainda no segundo semestre, essa é a nossa missão”, confirmou o ministro.

 

Foto: Carolina Antunes/PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.