sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PREFEITURA ENTREGA QUINTO HOSPITAL DE CAMPANHA

Redação - 12/03/2021 15:27 - Atualizado 12/03/2021

Após um ano de pandemia do novo coronavírus, Salvador passa a ter no seu repertório de ações de enfrentamento à doença cinco hospitais de campanha exclusivos para tratar pacientes infectados pelo Sars- CoV-2. A mais nova unidade foi entregue nesta sexta-feira (12), com detalhes apresentados pelo prefeito Bruno Reis, na Estação Cidadania de Itapuã, complexo esportivo municipal.

Na ocasião, o prefeito anunciou mais medidas de apoio e proteção à vida. O ato simbólico contou com as presenças da vice-prefeita Ana Paula Matos, do titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, e do presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do Martagão Gesteira que vai gerir o novo hospital), Carlos Emanuel Melo.

O equipamento de saúde em Itapuã conta com dez leitos de UTI e 40 de enfermaria e já começa a receber hoje pacientes regulados de unidades de urgência e emergência. Além do novo espaço, a população já tem disponível outros quatro hospitais de campanha sob a gestão do município: o Santa Clara (Itaigara), Salvador (Federação), Sagrada Família (Bonfim) e a unidade no Caminho das Árvores.

“Montamos este novo hospital no tempo recorde de 14 dias. Isso foi possível porque contamos com diversos apoios da iniciativa privada e organizações”, explicou o prefeito. Foram quase R$6 milhões viabilizados através da Associação Baiana de Supermercados (Abase), Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi), da Ferreira Costa e das construtoras MRV e Moura Dubeux”

Estrutura ampliada – Com os dez leitos de UTI abertos no novo hospital de campanha da Estação Cidadania de Itapuã, Salvador passa a contar com 266 leitos de terapia intensiva – 38 a mais em comparação à primeira onda. De acordo com o prefeito, o município fica atrás apenas da capital paulista, que é a mais rica no Brasil.

Salvador também estendeu a quantidade de leito de enfermaria, saindo de 271 vagas para as atuais 349. “Veja o esforço que fizemos. Inclusive, antes de adotar qualquer medida de isolamento social nós restabelecemos os números que tínhamos na primeira onda da pandemia e, desde o agravamento da crise, ampliamos a quantidade de vagas. Hoje temos a satisfação de dizer que não medimos esforços. Estamos fazendo mais do que é possível para evitar que qualquer cidadão soteropolitano não consiga ser atendido nas UPAs e hospitais”, destacou o chefe do Executivo municipal.

Com os cinco hospitais de campanha, seis gripários, duas tendas de suporte ventilatório e as quatro unidades básicas transformadas em pontos de urgências para tratamento de infectados pela Covid-19, a cidade tem, na prática, 17 estruturas montadas exclusivamente para o enfrentamento ao coronavírus. Graças a esses investimentos, destacou Bruno Reis, Salvador tem evitado passar por um colapso no sistema de saúde.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.