terça, 21 de maio de 2024
Euro 5.553 Dólar 5.1228

REDE PRIVADA EM SALVADOR ENTRA EM PRÉ-COLAPSO

Redação - 10/03/2021 10:00 - Atualizado 10/03/2021

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão levando até cinco horas para encontrar um hospital para pacientes que têm plano de saúde, em Salvador. Com unidades da rede privada lotadas, a maioria com 100% de ocupação nos leitos de UTI Covid-19, muitos pacientes recorrem ao serviço público. Segundo o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, a situação do setor público, que já estava pressionado, piorou com a demanda de pacientes da rede privada. Ontem, a taxa de ocupação dos leitos públicos estava em 85%.

Leo Prates afirma que, pela primeira vez na história de Salvador, a prefeitura tem que dar apoio ao setor privado. “A gente esticou o sistema de saúde e, mesmo assim, continua pressionado. Nunca vivemos a rede privada em pré-colapso, sem receber pacientes, o que agrava a situação das nossas Upas”, afirmou o titular da SMS.

Mauro Adan, presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (Ahseb), não fala em pré-colapso, mas confirmou que há lotação. “Os hospitais privados da Bahia estão com taxa de ocupação muito elevada. Os casos têm aumentado muito, além das urgências e traumas que precisam ser atendidas. Mas estamos conseguindo honrar nossos compromissos”, afirmou.

Mauro também afirmou que não há recomendações na rede privada para que as pessoas com plano de saúde procurem o setor público. “As pessoas que têm planto não estão excluídas do SUS, ou seja, elas também têm direito ao serviço público. O nosso sistema é suplementar. Mas quem tem planto tem sido atendido”, acrescentou. (Correio)

  • Hospital da Bahia: 100%
  • Hospital Santa Izabel: 100%
  • Hospital Aeropoto: 100%
  • Hospital Jorge Valente: 100%
  • Os hospitais Teresa de Lisieux, Português, Aliança, Cardiopulmonar e São Rafael não divulgaram a taxa de ocupação.
  • Hospitais públicos de Salvador com 100% de ocupação às 19h de terça

*De acordo com a Sesab

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.