domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

BRUNO REIS ADMITE RISCO DE CAOS NO SISTEMA DE SAÚDE EM SALVADOR

Redação - 03/03/2021 14:50

O prefeito Bruno Reis (DEM) voltou a falar nesta quarta-feira (3) sobre o momento delicado vivido pelo sistema de saúde na capital baiana, em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Itapoan. O democrata admitiu o alto risco de caos total no sistema de saúde. “Na prática, já é um colapso”, reconheceu. “Quando a gente transfere esses pacientes, normalmente temos margem de manobra. Hoje a prefeitura tem quatro hospitais de campanha, estamos montando o 5° para Covid, tem pacientes no leito de enfermaria aguardando para ir para a UTI, estamos em um pré-colapso”, alertou.

Com mais leitos clínicos e de UTI do que na primeira onda da doença em 2020, Salvador está há dias com uma média de 85% na taxa de ocupação, incluindo a rede pública e privada. “Vamos abrir mais uma tenda nos barris, conseguimos comprar oito respiradores, fizemos a requisição para mais seis, recebemos outros 15 do Governo Federal, ao todo são 29 […] mas tem um limite. Vamos ter limite de respiradores, de equipe, não é só abrir leito que resolve”, explicou.

Neste momento, ressalta o líder do Palácio Thomé de Souza, a única maneira de evitar a disseminação do vírus e, consequentemente, o aumento no número de internações e óbitos, é manter o distanciamento social. “O que resolve é o isolamento social, deixar de conviver, só sair de casa quem efetivamente precisar, deixar de convier com amigo nesse momento, com familiares, isso que vai resolver”, assegurou.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.