domingo, 05 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

ESPECIALISTA DIZ QUE LOCKDOWN TERIA EVITADO ALTA DE CASOS

Redação - 24/02/2021 13:30 - Atualizado 24/02/2021

As tentativas de fechamento adotadas por algumas cidades para conter o avanço da Covid-19 são vistas por especialistas como uma forma de controlar o incêndio depois que ele assumiu grandes proporções. Eles, no entanto, afirmam que essas ações são melhores do que nenhuma medida. Nesta semana, por exemplo, Araraquara (SP) implementou lockdown, Uberlândia (MG) passou a combinar toque de recolher e Lei Seca, estados do Nordeste voltaram a fechar suas praias e São Paulo anunciou revisão do seu plano de reabertura.

“Nós tivemos diversos momentos de grande impacto da pandemia em que o lockdown seria muito bem-vindo para dar uma organizada. [Ainda] não está tarde, tem variantes chegando, altas taxas de ocupação de UTI [Unidade de Tratamento Intensivo]”, afirmou em entrevista ao portal UOL o infectologista Evaldo Stanislau. “O lockdown é mais ou menos como desligar a chave geral. Quando você afasta as pessoas por pelo menos duas semanas, que é o período médio de incubação da doença, você tem uma calma na doença. Com isso, consegue se planejar e ganhar um fôlego”, acrescentou Domingos Alves, professor da USP-Ribeirão (Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto).

“Todos sabíamos que os números voltariam a crescer –e avisamos. Governo federal nunca tomou a frente, assim como estados e municípios, por motivos econômicos e eleitorais, seguraram seus números no ano passado. Agiram como se tudo estivesse bem, mas nunca tivemos pleno controle da pandemia”, disse.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Araraquara)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.