domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

CASOS DE COVID-19 DESPENCAM NA ÍNDIA E NINGUÉM SABE PORQUÊ

Redação - 16/02/2021 15:50 - Atualizado 16/02/2021

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo e com uma imensa população pobre. A Covid-19 atingiu o país em cheio e o número de casos e mortes aumentaram dramaticamente durante meses a pontos dos estudiosos afirmarem que iria ultrapassar os Estados Unidos como o país com o maior número de casos.

Mas, de repente, sem nenhuma explicação a partir de setembro o contágio começou a despencar e agora o país está relatando apenas 11.000 novos casos por dia em comparação com um pico de quase 100.000, no auge da pandemia. O Brasil com população muito menor está registrando mais de 50 mil casos por dia. Como explicar a situação?

O mais interessante é que o declínio é uniforme, ocorre em todo país, embora o uso da máscara esteja diminuindo em algumas áreas. Poderia ser a subnotificação, mas a pressão sobre os hospitais também diminuiu nas últimas semanas, mais uma indicação de que a disseminação do vírus está se reduzindo.  Antes quase 90% de todas as camas de cuidados intensivos com ventiladores em Nova Delhi estavam em uso e, na semana passada, apenas 16% desses leitos estavam ocupados.

Esse sucesso não pode ser atribuído à vacinação, já que a Índia só começou a administrar vacinas em janeiro e a melhor explicação para a queda nos casos até agora é fato de algumas grandes áreas terem atingido a imunidade de rebanho. Se uma parte considerável da população desenvolveu imunidade a propagação do vírus começa a diminuir, acredita Vineeta Bal, que estuda o sistema imunológico no Instituto Nacional de Imunologia da Índia.

Mas especialistas alertaram que mesmo que a imunidade coletiva em alguns lugares seja parcialmente responsável pelo declínio, a população como um todo continua vulnerável – e deve continuar a tomar precauções. Uma pesquisa ofereceu outro dado sobre por que as infecções na Índia podem estar diminuindo. Ela mostrou que mais pessoas foram infectadas nas cidades da Índia do que em seus vilarejos, e que o vírus estava se movendo mais lentamente pelo interior rural.

Se algumas áreas urbanas estão se aproximando da imunidade de rebanho – onde quer que esteja esse limite – e também estão limitando a transmissão por meio de máscaras e distanciamento físico, vendo casos em queda, então talvez a baixa velocidade com que o vírus está passando pela Índia rural possa ajudar a explicar os números caindo, sugerem alguns pesquisadores.

Outra possibilidade é que muitos indianos estejam expostos a uma variedade de doenças ao longo de suas vidas – cólera, febre tifóide e tuberculose, por exemplo, – e essa exposição pode preparar o corpo para montar uma resposta imunológica inicial mais forte a um novo vírus.

Apesar das boas notícias na Índia, o surgimento de novas variantes preocupa e inclusive podem ser responsabilizadas por causar novas infecções em pessoas que já tinham sido infectadas por uma versão anterior do vírus. Os especialistas estão considerando se as variantes podem estar impulsionando um aumento nos casos no estado de Kerala, no sul do país, que anteriormente era considerado um modelo para o combater ao vírus. Kerala agora responde por quase metade dos casos atuais de Covid-19 da Índia. As informações são Associated Press News.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.