terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

BAHIA NÃO DÁ MOTIVOS PARA TORCEDOR CRER NA PERMANÊNCIA

Redação - 09/02/2021 09:00

Apesar de ocupar a 16ª posição e não estar efetivamente na zona de rebaixamento, o Bahia está muito próximo de amargar uma queda inesperada para a Série B. Inesperada porque o objetivo disseminado pelo presidente Guilherme Bellintani no início da temporada era lutar por uma vaga na Libertadores da América de 2021. Atualmente, o Tricolor tem 49,3% de chances de cair. É o maior número entre Vasco (33,6%), Fortaleza (14,7%) e Sport (11,4%), principais adversários nesta altura do Brasileirão.

Os motivos para isso são práticos. Primeiro, porque tem um jogo a mais do que todos os oponentes. O empate em 3 a 3 com o Goiás, crucial para colocar o clube nesta situação, marcou o início da 35ª rodada, que ainda não foi disputada pelos outros. Nesta quarta-feira, 10, o Sport vai a Porto Alegre visitar o líder Internacional. Já Fortaleza e Vasco se enfrentam no Castelão, na capital cearense. Caso o Cruzmaltino vença, o Tricolor volta para o Z-4.

O segundo motivo e talvez mais fundamental é a tabela que cada um tem pela frente (veja mais na tabela ao lado). O Bahia terá dois adversários da parte de cima da tabela: Atlético Mineiro, fora, e Santos, em casa. Além disso, terá na 37ª rodada o confronto direto contra o Fortaleza, também como visitante. Contra esse tipo de adversário, a equipe de Dado Cavalcanti não venceu nenhum dos três jogos que disputou. Foram dois empates, contra Vasco e Goiás, e uma derrota, contra o Sport.

Nesse cenário tão sombrio quanto uma história de Stephen King, talvez só um milagre possa manter o Esquadrão de Aço na Série A. Seria algo que esteja no campo sobrenatural mesmo, já que pela ordem natural das coisas a tendência é que o torcedor se decepcione novamente. Além de ter perdido o meia Índio Ramírez contra o Fluminense, por uma lesão no ligamento cruzado do joelho, Dado Cavalcanti já assumiu que o grupo está sentindo os desfalques.

“Temos um grupo bem enxuto, e a cada rodada existem surpresas. Estou usando todo o grupo. Estou tentando utilizar tudo o que temos de melhor. Alguns atletas não estão no melhor momento, alguns não têm atuação segura, mas é o grupo que nós temos, é o que temos até a reta final. Mesmo com todas as limitações mostradas em campo, é com eles que vamos nos abraçar para tentar sair dessa situação”, afirmou, em entrevista coletiva após a partida contra o Goiás, na Fonte Nova.

Mais desfalques

A principal preocupação do torcedor tricolor atualmente é, sem a menor dúvida, com o goleiro. Após Douglas ter se machucado na partida contra o Vasco, em São Januário, por ter levado uma voadora – sem intenção – de Leandro Castán, Anderson o substituiu e novamente não conseguiu dar conta do recado. O arqueiro reserva falhou no gol que deu a vitória ao Fluminense na Fonte Nova e falhou também contra o Esmeraldino. O reserva imediato de Douglas, em teoria, é Mateus Claus. Porém, ele está com uma lesão de grau dois na coxa e ainda está em processo de transição. Pode ser que volte no próximo confronto, mas ainda é dúvida.

Quem é desfalque certo para o jogo contra o Atlético Mineiro é o meia Daniel. O camisa 8 foi expulso contra o Goiás após levantar demais o pé em uma dividida com Rafael Moura. Para o setor, Dado tem a opção de colocar Rodriguinho, que não cumpriu com as expectativas desde que foi contratado, ou Ramon, que vem sendo a escolha mais comum do treinador.

Contas

Além das contas para fugir da zona de rebaixamento, a gestão de Guilherme Bellintani também já pode começar a fazer seus cálculos para caso o Bahia desça de divisão. Após iniciar 2020 com o maior orçamento da história do Nordeste, o Tricolor baiano teve de lidar com a crise pela qual todos os clubes brasileiros passaram durante a pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista ao A TARDE antes de ser reeleito à presidência do clube, Guilherme Bellintani revelou que o Esquadrão encerraria seu primeiro mandato com uma dívida de R$ 20 milhões. Isso, inclusive, foi o principal motivo pelo qual Bellintani concorreu ao pleito. Caso esteja na Série B do ano que vem, o orçamento deve diminuir bastante.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.