domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BRASIL É 4º LUGAR EM NÚMERO DE EXTORSÕES A DADOS VIRTUAIS

Redação - 26/08/2022 21:00

O Relatório Fast Facts, divulgado pela empresa de cibersegurança Trend Micro, mostra que o Brasil é o quarto país no mundo com maior registro de casos de ransomware, uma forma de extorsão em ambientes digitais. Segundo os dados, o país sofreu mais de 8 milhões de casos desse tipo de ameaça virtual no primeiro semestre de 2022.

Casos de ransomware consistem basicamente em cibercriminosos que atacam dispositivos, bloqueiam a tela ou criptografam os dados da vítima e depois pedem dinheiro para resgatar os dados roubados.

Ao fazer o recorte desses casos, o setor mais afetado foi o setor governamental, que registrou 3,8 milhões de casos de ransomware. Os setores de educação, da indústria, de seguros e de saúde também figuram na lista entre os segmentos mais visados pelos criminosos, como informou o portal R7.

No ranking, o Brasil ficou atrás apenas de Taiwan, Japão e Estados Unidos. O último citado lidera a lista com 21% de todos os casos mundiais.

Extorsão e sexting

O Brasil lidera o ranking de envio de ameaças de extorsão por email, incluindo as de cunho sexual, chamadas de sexting, que consistem na divulgação de conteúdo íntimo, levando em consideração os endereços de IP únicos. O país é seguido pelos Estados Unidos e pela Índia.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.