DEPUTADOS ESTADUAIS APROVAM CRIAÇÃO DE FUNDO PARA PONTE

DEPUTADOS ESTADUAIS APROVAM CRIAÇÃO DE FUNDO PARA PONTE

Os deputados estaduais da Bahia, com exceção de Hilton Coelho (PSOL), aprovaram no final da tarde desta segunda-feira (11), a criação do Fundo Garantidor da Ponte Salvador-Itaparica durante sessão virtual da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O fundo cria um montante de R$ 750 milhões, composto por verbas do Governo da Bahia. A gestão do fundo será gerida por Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), e deverá garantir o pagamento do aporte de recursos em favor do parceiro privado para a realização de obras e aquisição de bens reversíveis.

A oposição de Hilton Coelho, apesar de ter votado a favor do projeto, se manifestou contra a forma que, se dá a discussão do empreendimento. “Temos que  ver os valores que serão cobrados para que a travessia não fique muito dispendiosa para o baiano, fortalecendo a desigualdade regional e as dificuldades que esse projeto vai apresentar pra utilização da Baía de Todos-os-Santos”, disse o deputado do PSOL.

A deputada Olivia Santana, (PCdoB) apesar de votar a favor do projeto, também pediu mais detalhes de como o projeto da ponte será implantado na Bahia. “Quais são os impactos ambientais e sociais que a ponte terá na Bahia? O projeto não deixa claro se será inclusivo ou de exclusão de utilização de mão de obra de baianos. Precisamos saber”, argumentou.

O líder do Governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), afirmou que o governo deve promover novas audiências públicas sobre a Ponte Salvador-Itaparica.
“Vamos continuar debatendo, mas essa ponte, o projeto foi feito com todas as condições definidas, com audiências públicas”, disse.

Foto: Secom