sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

DEPUTADOS ESTADUAIS APROVAM CRIAÇÃO DE FUNDO PARA PONTE

admin - 11/01/2021 19:15 - Atualizado 12/01/2021

Os deputados estaduais da Bahia, com exceção de Hilton Coelho (PSOL), aprovaram no final da tarde desta segunda-feira (11), a criação do Fundo Garantidor da Ponte Salvador-Itaparica durante sessão virtual da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O fundo cria um montante de R$ 750 milhões, composto por verbas do Governo da Bahia. A gestão do fundo será gerida por Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), e deverá garantir o pagamento do aporte de recursos em favor do parceiro privado para a realização de obras e aquisição de bens reversíveis.

A oposição de Hilton Coelho, apesar de ter votado a favor do projeto, se manifestou contra a forma que, se dá a discussão do empreendimento. “Temos que  ver os valores que serão cobrados para que a travessia não fique muito dispendiosa para o baiano, fortalecendo a desigualdade regional e as dificuldades que esse projeto vai apresentar pra utilização da Baía de Todos-os-Santos”, disse o deputado do PSOL.

A deputada Olivia Santana, (PCdoB) apesar de votar a favor do projeto, também pediu mais detalhes de como o projeto da ponte será implantado na Bahia. “Quais são os impactos ambientais e sociais que a ponte terá na Bahia? O projeto não deixa claro se será inclusivo ou de exclusão de utilização de mão de obra de baianos. Precisamos saber”, argumentou.

O líder do Governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), afirmou que o governo deve promover novas audiências públicas sobre a Ponte Salvador-Itaparica.
“Vamos continuar debatendo, mas essa ponte, o projeto foi feito com todas as condições definidas, com audiências públicas”, disse.

Foto: Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.