Mais do que uma festa espiritual, a Lavagem do Bonfim é um momento de aguçar os sentidos: do corpo e da alma. Sem dúvidas é uma das festas mais democráticas que existem no mundo: gente de todas as religiões, cores, gostos, cheiros e sabores vão até as ruas da cidade baixa construir o tapete branco humano. Toda essa multidão não será possível de ver em 2021 por conta da pandemia do coronavírus e isso dá um aperto no coração de muita gente.
A cabelereira Elinalva Santos, 53, é devota do Senhor do Bonfim e diz que a Lavagem é o seu grande momento no ano. É a festa que ela mais gosta e por isso não faz esforço nenhum para sair de sua casa, no bairro da Mata Escura, às 4h da manhã, para fazer a caminhada até a Colina Sagrada. Encantada e católica devota, ela diz que fecha os olhos e consegue se ver no Bonfim, de tão sensitiva que a festa é.
Explorando essa sensibilidade e memórias que o Bonfim deixa na cabeça de todas e todos que têm paixão pela festa, a filósofa Simone Reis decidiu criar uma novidade, que será lançada na próxima sexta (8): nas palavras dela, é um projeto que faz com que a memória olfativa do Bonfim vire um aromatizador de ambientes. É isso aí mesmo, o cheirinho da festa do Bonfim em sua casa. “A fragrância é exclusiva e baseada na história desse lugar que traduz tantas memórias afetivas e uma relação cultural identitária com o povo seja baiano ou turista que esteja visitando nossa cidade”, contou Simone ao CORREIO. Ela é moradora da Cidade Baixa e foi criada por lá.
São dois produtos, batizados de Lavandas do Bonfim: um Difusor, de 250 ml, que vai custar R$68 e um aromatizador, de 300 ml, que vai custar R$65. As vendas acontecem exclusivamente na Vila Criativa, que fica na Ladeira da Colina e parte da renda será destinada às obras da Igreja do Bonfim. Supervisora de vendas do Grupo Sentido, responsável por elaborar o projeto, Adelaide Santos diz que todo o processo até chegar no produto que traz uma memória ligada à água de cheiro e alfazema foi emocionante. “A Lavagem do Bonfim tem uma história muito bonita e todos os seus rituais trazem uma mensagem de lavar a alma, purificar as energias. Foi com essa ideia que trabalhamos e o resultado foi emocionante”, apontou.
Foto: divulgação