sexta, 28 de junho de 2024
Euro 5.9938 Dólar 5.5988

REIS CONFIRMA DIALOGO COM RUI NAS AÇÕES DE COMBATE A COVID-19

Redação - 06/01/2021 09:03 - Atualizado 06/01/2021

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), disse que quer tomar as decisões sobre a pandemia da Covid-19 em conjunto com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), assim como o antecessor ACM Neto (DEM) fazia. Segundo o novo gestor soteropolitano, uma reunião nesta semana deve ocorrer para definir a retomada das aulas. “Estou na expectativa que esse encontro possa ocorrer nesta semana. Muito provavelmente ocorrerá. Iremos tratar de alguns assuntos de interesse da cidade, em especial a retomada da educação. Entender um pouco o que ele está pensando. Depende dessa conversa nossa com o governador, e depende dos números da pandemia”, declarou, em entrevista coletiva, ao ressaltar a preocupação com o aumento de casos de coronavírus. “As notícias não são boas. Londres vai decretar lockdown de novo, e até suspender as aulas. França e Alemanha com a mesma preocupação. Amazonas, no Brasil, com os números acima da primeira onda. São Paulo já tem 100% de ocupação de leitos municipais. Então, há uma preocupação”, pontuou, ao pedir que “a população siga ajudando, e mantendo a consciência de que estamos próximos de uma solução definitiva que é a vacina. Mas não estamos livre da pandemia”.

Ainda na entrevista, Bruno criticou a proposta do Consórcio do Nordeste de decretar lockdown. “Com todo respeito ao Consórcio do Nordeste, mas, desde o início da chegada a pandemia, as posições dele sempre foram mais radicais do que a média das opiniões de outros cientistas, de outros institutos, da Fiocruz. Então, muita hora nessa calma. Mas não tenha dúvida que vou me sentar com o governador e o principal ponto será a pandemia. O meu desejo é continuar adotando as decisões em conjunto”, pontuou. O democrata afirmou ainda que a Prefeitura já reservou R$80 milhões no orçamento de 2021 para a aquisição de vacinas que sejam autorizadas pela Anvisa. “Para nós, não importa a nacionalidade da vacina. O importante é que ela seja autorizada, segura e tenha eficácia. Já temos recursos assegurados para a compra, e o ideal é que, de largada, Salvador tenha 380 mil doses para imunizar não apenas os profissionais de saúde, mas também os idosos acima de 60 anos”, disse.

“Por isso, estamos conversando com vários laboratórios. E tudo depende também da forma de pagamento, do prazo de entrega e da quantidade de doses disponibilizadas para a venda. A Moderna, por exemplo, queria vender 6 milhões de doses para Salvador, na vacina que é aplicada duas vezes para ter eficácia. Nesse caso, em função de não termos recursos suficientes para uma aquisição nesse montante, o ideal para Salvador seria nos juntarmos a outros municípios e estados para fazer uma compra conjunta. Só que a Moderna só teria disponibilidade para entregar em outubro e estamos tentando antecipar o prazo”, acrescentou.(TB)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.