quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

REINO UNIDO APLICA PRIMEIRA DOSE DA VACINA DE OXFORD

admin - 04/01/2021 06:59

O Reino Unido começou nesta segunda-feira (4) a vacinar pessoas de grupo de risco com o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceira com a farmacêutica AstraZeneca. Brian Pinker, um idoso de 82 anos, recebeu a vacina em um hospital a algumas centenas de metros de distância de onde a vacina foi desenvolvida. A aprovação emergencial da vacina aconteceu no dia 30 de dezembro. O país foi o primeiro a conceder a aprovação. Esta é a segunda vacina aprovada pelos britânicos. A primeira foi a da Pfizer/BioNTech, que já começou a ser aplicada em grupos com prioridade no Reino Unido. O país também foi o primeiro a aprovar esta vacina.

A Anvisa aprovou um pedido feito pela Fiocruz para importação excepcional de 2 milhões de doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. No pedido feito pela Fiocruz, a indicação é que as vacinas cheguem ao país ainda em janeiro. A importação é considerada excepcional porque o imunizante ainda não foi submetido à autorização de uso emergencial ou registro sanitário. Segundo a agência, a aprovação ocorreu no dia 31 de dezembro de 2020, mesmo dia que o pedido de importação foi protocolado pela Fiocruz — que é a responsável pela produção da vacina. Na sexta-feira (1º), a Anvisa afirmou que terminou a análise dos documentos já apresentados pela AstraZeneca sobre a vacina. Na prática, isso quer dizer que a agência “está em dia” com o que foi apresentado até agora.

A coordenadora dos estudos da vacina de Oxford no Brasil, Lily Yin Weckx, disse que, com a aprovação no Reino Unido, o uso emergencial da vacina já pode ser solicitado à Anvisa.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.