ALTA NO VAREJO REFLETE O MERCADO DE TRABALHO, DIZ SECRETÁRIO

ALTA NO VAREJO REFLETE O MERCADO DE TRABALHO, DIZ SECRETÁRIO

As vendas no comércio varejista baiano cresceram 3,4% em novembro de 2019, na comparação com igual mês do ano anterior e acumula, de janeiro a novembro, avanço de 1,5% frente a igual período de 2018.

“Importante ressaltar que este resultado é reflexo da melhoria no mercado de trabalho baiano. De acordo com os dados do IBGE, a Bahia gerou 3.958 novos empregos com carteira assinada em novembro. No acumulado do ano, até novembro, foram gerados 41.964 novos postos de trabalho, colocando a Bahia líder na geração de empregos no Nordeste, e na 5ª posição no cenário nacional”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Na análise mensal, o comércio varejista avançou 4,0%, melhor taxa nessa comparação desde novembro de 2018 (6,7%), conforme dados apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado registrado para o varejo baiano nesse mês também se justifica pela proximidade das festas de final de ano, período em que alguns consumidores com a antecipação do décimo terceiro se preparam para as comemorações do Natal, ao aumento das vendas online, devido às promoções como a Black Friday que vem ocorrendo nos meses de novembro, e pela influência do efeito positivo da liberação do FGTS e PIS/PASEP.

 

Foto: Camila Souza/GOVBA