Aquele momento em que os funcionários se juntam para comemorar o ano que passou com festas, amigo oculto e outras celebrações vai ficar para o ano que vem, já que a pandemia do novo coronavírus impede aglomerações. A turma do escritório vai precisar esperar, neste fim de ano, para se juntar nos bares e se despedir do ano que passou.
Em diversas empresas, no entanto, as comemorações seguirão o que muitos fizeram o ano todo: reuniões online, mas desta vez, bem descontraídas e em vários formatos. Foi o que aconteceu na equipe de comunicação da Merck Brasil, que atua no segmento de ciência e tecnologia.
“Como líder da área, senti que a gente vinha numa toada de muitas reuniões, se falava o dia todo, mas não conversou neste ano. Uma reunião não é necessariamente uma boa conversa. Então, chegamos à conclusão de que seria legal trazer, neste momento de confraternização, todo mundo para conversar. Mandamos uma cesta bem bacana para tomar café, com itens que tinham representatividade para aquele grupo, para criar esse ambiente, e então chamamos a FikaConversas para mediar o bate-papo”, explicou a gerente de comunicação da empresa, Flavia Felix.
Em um ano em que quase tudo foi realizado virtualmente, manter o engajamento das equipes se tornou um desafio e precisou continuar nas confraternizações, disse Flávia, que faz a mediação de encontros virtuais inovadores e participativos.
“As empresas e as pessoas se deram conta da falta que fazem aqueles encontros fortuitos no café, no corredor, nos deslocamentos. A ideia é proporcionar esse espaço de conversa não relacionada ao trabalho, para falarmos de como estamos nos sentindo, nossas descobertas, aprendizados e desafios em um mundo em transformação. É um momento para nos conectar com o que nos aproxima enquanto pessoas, usar nossas lentes de aproximação, diferente dos encontros corporativos, onde usamos nossas lentes de diferenciação (cargos, formação acadêmica, diferenças de pensamento)”, afirma Tipiti Barros, idealizadora do projeto que tem como propósito humanizar ambientes corporativos.
Nas confraternizações online, a ideia é manter o clima de descontração que acontece nas “festas da firma” de fim de ano, mas, desta vez, cada um na sua casa. A proposta deu resultado, contou Flávia Felix. “Chamamos o projeto para mediar, para tirar a gente da cabeça profissional e trazer para o pessoal. Tivemos esse momento para falar sobre temas da atualidade, as conversas fluíram muito, todo mundo foi se abrindo!”. (Agência Brasil)
Foto: Albert Gea/Reuters