sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MULHERES VÃO COMANDAR 54 MUNICÍPIOS NA BAHIA EM 2021

Redação - 17/12/2020 13:00 - Atualizado 17/12/2020

Em todo o estado, em um universo de 417 prefeituras, 54 prefeitas se elegeram nas eleições deste ano. O índice representa 12,78% dos cargos de chefia do Executivo. Das 54 eleitas, 11 foram reeleitas e 43 são de primeiro mandato. Se comparado aos pleitos anteriores, o resultado manteve-se estável e com pouca mudança. Em 2016, por exemplo, houve 56 mulheres eleitas e, em 2012, foram 62. Somente três mulheres conseguiram vitórias nos 20 maiores colégios eleitorais da Bahia. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), reelegeu-se para o segundo mandato e, junto a Suzana Ramos (PSDB), de Juazeiro, e Cordélia Torres (DEM), de Eunápolis, elas são as três prefeitas que governam as cidades baianas com maior número de eleitores.

“Nunca é demais afirmar que as mulheres já mostraram que são tão capazes quanto os homens, mesmo em profissões que historicamente foram sempre assumidas por homens. E na política não é diferente. As mulheres usam sua sensibilidade para desempenhar melhor as tarefas que lhe são confiadas, até porque por muito tempo lhes foi imposto cuidar do lar e da família. Então não seria difícil transferir esse aprendizado pra vida pública. Mas as mulheres, além de dedicação, atuam com respeito à coisa pública”, destacou Moema Gramacho.

“Tivemos muitos avanços nas últimas décadas e, por isso, conseguimos ampliar a participação das mulheres nas disputas, entretanto, ainda somos extrema minoria dentre os eleitos, seja no Legislativo e pior no Executivo”, complementou a petista. A prefeita eleita do município de Lençóis, Vanessa Senna (PSD), afirmou que a ausência de mulheres nos espaços de decisão política foi motivo para que se candidatasse à prefeitura do município.

“Cresci percebendo que apenas homens detinham o poder de decisão na minha cidade. Dessa angústia surgiu a minha vontade de provar que uma mulher também poderia e deveria participar desse processo. Terei a primeira oportunidade de gerir o meu município no quadriênio de 2021 a 2024 e pretendo, sim, deixar um legado que homens e mulheres devem trabalhar juntos na solução dos problemas que afetam a vida das pessoas. Terei a oportunidade de mostrar que a mulher é capaz e que ela consegue”, destacou.

Para Juliana Araújo (PL), prefeita eleita do município de Morro do Chapéu, as mulheres têm um modo peculiar de gerir a coisa pública. “Nós, mulheres, temos um jeito peculiar de administrar, temos mais sensibilidade, olhamos com mais respeito, com mais dignidade. Por exemplo, eu me vejo no lugar de uma dona de casa. O homem não tem essa sensibilidade”, destacou. Primeira mulher eleita para o Executivo municipal no município de Santo Amaro da Purificação, Alessandra Gomes (PSD), 44 anos, derrotou o então atual prefeito, Flaviano (PP), que buscava a reeleição. De acordo com Alessandra, o fato de ser mulher é um trunfo para a gestão pública.

“A grande importância é que ninguém sabe cuidar tão bem de uma mulher como outra mulher, a sensibilidade existente em nós só nós sabemos, por isso a importância das mulheres na gestão pública para introduzir essa forma sensitiva de cuidar das mulheres e de todos serem tratados pela gestão pública utilizando o princípio da isonomia, que significa igualdade de todos perante a lei”, disse a prefeita. Em Nazaré, a democrata Eunice Barreto Peixoto conseguiu um feito histórico: primeira mulher eleita e reeleita no município. Eunice destaca a importância da mãe em sua carreira política e que o fato de ser mulher lhe confere um olhar “humanizado” na gestão pública.

“Ser mulher me motivou a trilhar minha carreira política, tomando como maior exemplo minha mãe, uma mulher forte, destemida e que enfrentou muitos desafios para liderar nossa família ao ficar viúva ainda jovem, tendo que criar oito filhos sozinha. Com certeza, ela foi e é, até hoje, minha maior inspiração”, aponta. “Em minha gestão, o fato de ser mulher faz toda a diferença. Acredito que o olhar de uma mulher é mais criterioso e sensível e, por isso, a marca registrada da nossa gestão tem sido a humanização de todos os serviços à população”.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.