quarta, 29 de maio de 2024
Euro 5.6282 Dólar 5.1684

EXCLUSIVO: BAHIA PODE TER 100% DOS LEITOS OCUPADOS EM UM MÊS, DIZ FABAMED

Redação - 15/12/2020 09:23 - Atualizado 15/12/2020

Por: João Paulo Almeida

O crescimento da covid-19 na Bahia está assustando as autoridades. Em entrevista exclusiva ao portal Bahia Econômica, José Rodrigues, superintendente da Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed), explicou que o momento da covid-19 no estado é gravíssimo e requer muita atenção das autoridades. O superintendente explicou que não só o fechamento de leitos por parte do governo e da prefeitura são os responsáveis pela alta na ocupação. Segundo ele os casos estão aumentando assustadoramente e em níveis bem maiores que julho, agosto e setembro, o que vai fazer com que a prefeitura e governo tomem medidas mais duras. Se não acontecer, dentro de 1 mês estaremos com 100% de ocupação.

“Veja bem. A prefeitura fechou os leitos do Wet’n Wild e manteve os leitos da sagrada família e do Itaigara. O governo do estado fechou a Fonte Nova, Santa Clara, e o Riverside em Lauro, mantendo o hospital espanhol. Mas o problema não é só o fechamento de leitos, até por que foi num momento que eles estavam parados, o problema é a assustadora alta. Temos dias com mais de 4 mil casos e o números de testes positivos cresce assustadoramente. Pela minha experiência, se não baixar, dentro de um mês estaremos sem leitos disponíveis”, disse.

O superintendente também comenta da situação em gripários da cidade e pede atenção. “Nos gripários, responsáveis pela h1n1 e pela covid, tínhamos uma média de 30 casos por dia. Agora tem dia de chegamos a 150 casos. É uma alta significativa de mais de 200%. O que mostra que a situação está pior do que nos meses de julho, agosto e setembro, na primeira onda. Esses são dados oficiais que mostram isso”, disse. Questionado sobre se as eleições tiveram interferência na situação ele diz que sim. “Com certeza, não só as eleições como também as aglomerações em shoppings, bares, restaurantes, tudo isso fez a covid-19 ganhar força. No interior do estado, principalmente, as eleições fizeram muitas aglomerações e se as pessoas não tiverem leitos lá vão vim para Salvador o que vai fazer lotar ainda mais”, disse.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.