O presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim recebeu direcionamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles para vistoriar as obras de um muro do Tivoli. O resort de luxo localizado na Praia do Forte, no litoral norte da Bahia, começou a erguer o equipamento sobre a areia da praia.
A viagem foi determinada em regime de urgência na noite de 24 de novembro. No dia seguinte, o presidente do órgão viajou de Brasília para Salvador e seguiu até o distrito de Mata de São João. O superintendente do Ibama na Bahia, Rodrigo Santos Alves, participou da vistoria, considerada incomum, segundo informações do Estadão.
O presidente do órgão não possui a atribuição técnica de analisar empreendimentos e decidir sobre sua autorização ou não. Internamente, a interpretação é de que Salles tentou pressionar e intimidar a área técnica.
Ainda segundo a publicação, Rodrigo Alves, nomeado por Salles em junho de 2019, cancelou os atos de sua equipe técnica para liberar a obra do muro, construído como estrutura de pedras empilhadas em gaiolas, chamada gabião. O superintendente também retirou multa de R$ 7,5 milhões e anulou a decisão que paralisava a obra.
A Secretaria de Patrimônio da União (SUP) determinou a paralisação da obra. A região de Praia do Forte é conhecida pela proteção às tartarugas marinhas, conduzida pelo Projeto Tamar. O Ibama confirmou a ida do presidente até o resort, e o Ministério Público Federal acompanha o caso.
Foto: Reprodução/ Redes sociais