O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, desembarca nesta sexta-feira (11) em Salvador para participar da inauguração do Instituto de Estudos Avançados do Senai Cimatec – instituição baiana que é uma das maiores referências nacionais em inovação industrial.
Com objetivo de atuar em temas de alta relevância científica, o Instituto de Estudos Avançados será organizado em cátedras. A primeira delas, de Nanociência e Nanotecnologia, está ocupada pelo professor Oswaldo Luiz Alves, da Unicamp, que participará da inauguração de maneira remota.
Também estarão presentes na solenidade a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro; o Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban; o Diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, Leone Andrade; o Diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), Guilherme Ary Plonsk; além de outros representantes de instituições de pesquisa e fomento à ciência.
Rumo à Universidade Senai Cimatec – A inauguração do Instituto de Estudos Avançados representa um passo importante em direção à criação da Universidade Senai Cimatec. Em menos de 20 anos de história, o Senai Cimatec se tornou um Centro Universitário consolidado, integrado com um dos maiores Centros Tecnológicos do país.
O Centro Universitário tem cursos de Engenharia que estão entre os melhores do Nordeste, segundo avaliações recorrentes do Ministério da Educação (MEC), além de especializações, mestrados e doutorados. Em 2020, foi lançado o curso de Arquitetura e Urbanismo, a primeira graduação que vai além do escopo das engenharias.
Foto: Bruno Peres/ MCTIC