De janeiro a setembro, deste ano, os Procons receberam 64.650 reclamações relacionadas a transporte aéreo, 36% a mais do que no mesmo período do ano passado. Diante dos números, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, notificou as empresas aéreas brasileiras — Azul, Gol e Latam — e a TAP para que prestem esclarecimentos.
Segundo informações do jornal O Globo, os registros sobre dificuldade de reembolso e retenção de valores mais que dobraram. Ainda no topo da lista de reclamações estão a cobrança indevida e a dificuldade de resolver os problemas com o SAC.
O aumento nos preços das passagens, que subiram mais de 50% nos últimos 12 meses, também dificulta o uso do crédito de viagens canceladas na pandemia.
O governo editou uma medida provisória, transformada em lei pelo Congresso, que garante a remarcação, crédito para uso em 18 meses ou dá prazo de 12 meses às companhias para reembolsar os consumidores por voos cancelados entre 19 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil