Por: João Paulo Almeida
O prefeito ACM Neto (DEM), anunciou ontem novas medidas de combate à pandemia do coronavírus. Dentre elas está o fechamento de bares e restaurantes às 17 horas nos finais de semana. O motivo são as constantes aglomerações que ocorrem em alguns bairros boêmios da capital como Rio Vermelho e Itapuã. (Veja aqui). Em contato com o portal Bahia Econômica, o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e alimentação (Febah) Silvio Pessoa, afirmou que os bares e restaurantes não são os culpados pelas aglomerações nos bairros do Rio Vermelho e Itapuã e sim os ambulantes que chegam com seus carros de som e causam as aglomerações. Sendo assim o trade pretende propor va prefeitura um toque de recolher na cidade.
“Nós que temos comércio de bar e restaurante no Rio Vermelho estamos rigorosamente seguindo os protocolos da prefeitura. Não atendemos clientes em pé, mantemos mesa com distanciamento social, 23 horas iniciamos o fechamento, e o que acontece é que os ambulantes, que são de cidades vizinhas muitas vezes, causam essa aglomeração com seus carros de som, seus cooler para bebidas, dentre outras formas. O que nós estamos propondo a prefeitura é um toque de recolher na cidade a partir de meia noite. Ai entraria o poder de polícia e os ambulantes não poderiam ficar. Essa é uma proposta que será entregue a prefeitura”, disse.
No último final de semana a fiscalização da prefeitura, através da Sedur ( Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo ) fechou estabelecimentos no bairro do Rio Vermelho por estarem descumprindo as normas estabelecidas nos protocolos elaborados pela prefeitura.
Foto: divulgação