sexta, 10 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

VOTAÇÃO DO SEGUNDO TURNO MOVIMENTA ELEITORES DE FEIRA E CONQUISTA NESTE DOMINGO

Redação - 29/11/2020 07:00 - Atualizado 29/11/2020

A votação do segundo turno movimenta hoje os dois maiores colégios eleitorais do interior da Bahia – Feira de Santana e Vitória da Conquista. É dia dos 400.549 eleitores de Feira escolherem entre o deputado federal Zé Neto (PT) ou reeleger para o cargo o atual prefeito Colbert Martins (MDB). Em Conquista, com 221.849 eleitores, a disputa também será entre um candidato do PT, Zé Raimundo, e outro do MDB, o atual prefeito Herzem Gusmão.

No primeiro turno em Feira, Zé Neto obteve 119.862 votos, alcançando 41,55% do eleitorado, contra 110.146 votos de Colbert Martins, que recebeu o apoio de 38,18% do eleitorado que decidiu votar. A eleição em Feira de Santana teve 19,11% de abstenção – ou seja, 76.559 feirenses deixaram de votar no primeiro turno de 2020. Em Conquista, a eleição também tem se mostrada equilibrada. Zé Raimundo teve cerca de três mil votos a mais do que o emedebista no primeiro turno, no último dia 15 de novembro. Foram 47,63% dos votos válidos para Zé Raimundo e 45,89% para Herzem.

Em um contexto de disputa tão acirrada, vencerá o candidato que conseguir conquistar os eleitores das duas cidade que decidam sair de suas casas. “Com um clima de acirramento, de polarização desse tipo o que a gente pode esperar é uma diminuição das abstenções. Mas isso também é muito incerto, porque nós estamos diante da pandemia e as notícias dos últimos dias são de aumento nos casos confirmados de Covid-19”, avalia o cientista político e professor da Unilab, Cláudio André.

Os resultados das eleições em Feira de Santana e Vitória da Conquista, cidades onde será realizado o segundo turno hoje, poderão alterar o jogo de poder e ter efeitos na disputa para o governo do estado em 2022. O governador Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), participaram ativamente da disputa, um em busca de eleger candidatos de seu partido e outro no anseio de manter antigos aliados. Neto participou de carreatas e evento com apoiadores nos municípios para tentar impulsionar o apoio a Colbert e Herzem, de olho na candidatura ao governo do estado em 2022. Já Rui Costa tenta reverter, com os resultados nos dois colégios, a derrota em Salvador.

Além da derrota em Salvador, o grupo do governador sofreu reveses em cidades estratégicas na Bahia, a exemplo de Senhor do Bonfim, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Santo Antônio de Jesus. O DEM, do prefeito de Salvador, venceu em 9 das 30 maiores cidades baianas. O PT, por outro lado, segue no comando de cidades importantes como Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna e Paulo Afonso. Além disso, dois partidos aliados de Rui, o PSD e PP, conquistaram o maior número de prefeitos – 107 e 92, respectivamente.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.