A ampliação do acesso de abastecimento de água na zona rural do estado é executada através da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Saneamento (SIHS). A ação promove a construção e manutenção de diversos sistemas de abastecimento de água com recursos do Banco Mundial.
O projeto além melhorar as condições do saneamento do meio rural, aumenta a qualidade de vida e saúde dos moradores e fornecimento de água potável de qualidade, gera emprego e renda para trabalhadores envolvidos no processo.
Segundo Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB) durante a implantação dos sistemas de abastecimento e dos Módulos Sanitários Domiciliares são realizados trabalhos sociais com a população local, onde são repassadas as noções básicas de educação sanitária e ambiental.
No município de Campo Formoso, por exemplo, nas localidades de Alagadiço do Brejão, Junco e Bolas, no município de Campo Formoso, a construção do sistema integrado de abastecimento de água vai beneficiar 181 famílias que não tinham acesso à água potável de qualidade. A captação é feita através de um poço tubular perfurado pela CERB.
Ainda no município de Campo Formoso, um sistema simplificado está sendo concluído e vai atender 168 famílias que vivem na zona rural, nas localidades conhecidas como Queixo Dantas e Lagoa do S. Francisco. O sistema é alimentado por um manancial subterrâneo, poço da CERB. Já em Brejão da Caatinga, Borges e Curral Velho, estão sendo construídos três sistemas simplificados, que vão atender cerca de mil famílias que vivem nas três localidades, com investimentos oriundos do Banco Mundial, no valor total de R$ 2milhões e 450 mil. Desses sistemas, estão previstas três adutoras com 10.870 metros de extensão, duas unidades de reservação, redes de distribuição para as ligações domiciliares, totalizando 12.818 metros de extensão.
Foto: Divulgação/ CERB