Os ensaios da Festa Literária da Praia do Forte (FLIPF) começam nesta quarta-feira (25), a partir das 19h e seguem até domingo (29). A abertura do evento contará com lançamentos de livros e diálogos com economista, CEO do portal Bahia Econômica, escritor e jornalista Armando Avena, além dos escritores Bráulio Tavares, Silvio Rosário, e Glicéria Tupinambá. Em formato online, a programação será transmitida pelo canal do Youtube da FLIPF.
Armando Avena conversará com os internautas sobre o livro “Luiza Mahin: os amores e a luta da líder da rebelião que reuniu todas as etnias para libertar os escravos e fundar um Estado Islâmico no Brasil”. Outra atividade do primeiro dia de programação será apresentada pelo curador da 2ª edição da FLIPF, Bráulio Tavares que relança os livros “A espinha dorsal da memória” e “Mundo fantasmo”.
Na quinta-feira (26), às 19 horas, o músico e escritor angolano Kalaf Epalanga é o convidado do evento. O artista, que tem moradia entre Lisboa e Berlim, se titula como “agitador cultural”. Foi cronista do jornal português Público e da GQ Portugal e do jornal angolano independente Rede Angola, além de ser cofundador do selo musical Enchufada. Entre seus livros “Estórias para meninos de cor (2011)”,“Angolano que comprou Lisboa” (2014) e “Também os brancos sabem dançar” (2018).
Na sexta-feira (27), Otávio Leal trará “Papai foi pra roça, mamãe foi trabalhar. E agora?”; Glicéria Tupinambá com “Os donos da Terra;” e o Coletivo Enegrescência, com a “Coletânea poética enegrescência”. No sábado (28) é a vez de Nankupé Tupinambá Fulkaxó conversar sobre o seu livro “O que fizeram com nosso povo?”.
O domingo (29) contará com Silvio Rosário, com o livro “Entre batidas e batuques: a polícia e os candomblés da Bahia”, e Primo Maldonado, da LDM, sobre o contexto atual das livrarias na Bahia e no Brasil.
A mediação do evento será feita pelas jornalistas Fernanda Matos e Doris Pinheiro. A segunda etapa do evento FLIPF acontece entre 17 e 20 de dezembro. (Com informações de A Tarde)
Foto: Divulgação