O prefeito de Salvador, ACM Neto, informou nesta sexta-feira (13) que o Elevador Lacerda terá seu horário de funcionamento estendido e passará a funcionar de segunda a sábado, até 22h. Antes, o equipamento estava autorizado a funcionar segunda a sexta, das 7h às 17h30, e aos sábados, de 8h às 17h.
Outra novidade entre as novas flexibilizações, das medidas de combate ao novo coronavírus, divulgadas hoje, está no setor de alimentação: os bares poderão abrir aos sábados nos clubes, assim como as praias que também foram liberadas (veja aqui). Além disso, todos os restaurantes estão liberados para ofertar rodízios. As alterações começam a valer a partir de segunda-feira (16).
Clínicas odontológicas e de estética, bem como autoescolas, poderão estender o horário de funcionamento, de segunda a sábado, das 8h às 19h. Antes, as clínicas estavam autorizadas a abrir nesses mesmos dias, só que 9h às 19h. No caso das autoescolas, o permitido era funcionar das 10h às 19h.
Instituições que ofertam cursos livres também poderão ampliar horário de funcionamento, de segunda a sábado, das 7h às 22h (a regra anterior determinava abertura e fechamento de 10h às 22h).
Na área esportiva e de lazer, os clubes sociais, recreativos e esportivos também poderão reabrir, mas receberão no máximo 30% dos sócios em suas dependências. Já nas academias de ginástica, que tinham tempo máximo de 1h por aluno, a regra deixa de valer, sendo o acesso liberado por tempo ilimitado. Porém, esses estabelecimentos deverão manter a obrigatoriedade de agendamento prévio para a entrada de alunos.
“Até hoje, por termos agido com cautela e prudência, todos os anúncios feitos permitiram que mantivéssemos a dinâmica do controle da pandemia em Salvador. Mas isso não pode servir de estímulo para que as pessoas relaxem. Estamos vendo em diversos locais do mundo a segunda onda da doença. Por isso, temos que fazer tudo para evitar isso na cidade, respeitando medidas protetivas como o uso de máscara”, concluiu ACM Neto.
Foto: Valter Pontes/Secom