O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou hoje (30) os protocolos de retomada do ensino superior. Será obrigatório o uso de máscaras para estudantes, professores e outros funcionários, o distanciamento terá que ser respeitado e a capacidade máxima das salas de aula não pode ultrapassar os 50%.
As instituições de ensino superior estão autorizadas a retomar as aulas presenciais a partir do dia 3 de novembro. Neto voltou a dizer que o retorno não é obrigatório, mas facultativo. “Só será possível a ocupação de metade das salas de aulas. Esse é um critério absolutamente inegociável. Quem quiser voltar, pode voltar, porém com metade da turma, e aí cada um vai fazer sua organização. Não cabe à prefeitura interferir nisso”, explicou.
“A instituição de ensino que não se adequar a este protocolo estará sujeito a repreensão pela prefeitura. Nós vamos exigir o respeito a esse limite máximo”, disse o gestor em evento na prefeitura-bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Mesas e cadeiras deverão ser marcadas e, de preferência, identificadas para que não haja rodízio entre os alunos. Também haverá protocolo caso algum aluno ou funcionário da instituição seja detectado com o vírus. “O uso da máscara é obrigatório o tempo inteiro dentro da instituição. Caso algum aluno não possa usar a máscara ele não tem condição de voltar agora”, declarou.
O prefeito também anunciou outra flexibilização: cursos preparatórios para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e para concurso público foram autorizados a funcionar. A medida, no entanto, não vale para cursinhos pré-vestibulares.
Foto: Valter Pontes/Secom