A interrupção das atividades acadêmicas presenciais do Centro Universitário SENAI CIMATEC, em função da pandemia, chegou ao fim após anúncio da publicação do decreto que autoriza o retorno às aulas presenciais de universidades e faculdades na Bahia. A instituição terá seus estudantes de volta ao campus já no dia 3 de novembro.
“Vamos realizar um retorno gradual, priorizando atividades práticas em laboratórios, com medidas de segurança sanitária e desinfecção de equipamentos e kits didáticos. Os laboratórios já foram adaptados e sinalizados para receber nossos alunos, garantindo o distanciamento adequado”, explica a Pró-reitora Administrativa e Financeira do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Tatiana Ferraz.
O plano de retomada, segundo a instituição, foi elaborado com base nas orientações do Conselho Nacional de Educação, portarias do MEC, e nas determinações das autoridades locais, além de boas práticas observadas em outras Instituições de Ensino Superior fora do país. “Como medida adicional, além da testagem realizada periodicamente dos professores e demais colaboradores, realizaremos teste rápido da Covid-19 de todos os nossos alunos”, comenta Lara Sorensen, Gerente Executiva do SENAI CIMATEC. A instituição entregará ainda, a cada aluno, um kit contendo máscaras de proteção, face-shield e borrifador com álcool glicerinado.
As medidas previstas incluem uso de itens de segurança específicos em determinados laboratórios, afastamento entre as pessoas no ambiente de sala de aula e ou laboratório de, no mínimo, 1,5 metro, higienização das mãos antes de entrar e depois de sair das salas e laboratórios e após manipular equipamentos, teclados, mouses e kits didáticos e uso preferencial da mesma carteira e posição por estudante em ambiente didático.
Foto: Divulgação