sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BC ATENDE EXPECTATIVA DO MERCADO E MANTÉM SELIC A 2% AO ANO MESMO COM PRESSÃO INFLACIONÁRIA

Redação - 28/10/2020 18:27

Mesmo diante de pressão inflacionária, o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) a 2% ao ano nesta quarta-feira (28). A decisão está em linha com a expectativa do mercado. A alta nos preços de alimentos e insumos, no entanto, reacendeu o alerta para o risco inflacionário.

A Selic é um dos instrumentos usados pelo BC para controlar a inflação. Quando o índice está alto, a autoridade monetária sobe os juros com o objetivo de reduzir o estímulo na atividade econômica, o que diminui o consumo e equilibra os preços. Caso contrário, o BC pode reduzir juros para estimular a economia.
[ x ]
Há um mês, a projeção era de 2,05%. Desde o início da crise gerada pelo novo coronavírus, as estimativas vinham abaixo de 2%. Na semana da última reunião do Copom, em setembro, o mercado esperava inflação de 1,94%.

A projeção atual, no entanto, ainda está abaixo da meta de 4%, com tolerância de 1,5 ponto para baixo ou para cima, fixada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

O BC retomou o ciclo de queda da Selic com a deterioração do cenário econômico. Até agosto, os juros caíram em todas as reuniões, mas o ciclo de queda foi interrompido no encontro passado.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.