terça, 21 de maio de 2024
Euro 5.5619 Dólar 5.1244

NOVA ONDA DE COVID-19 ‘PODE SER AVASSALADORA’, DIZ PRATES

Redação - 19/10/2020 08:14 - Atualizado 19/10/2020

O secretário de saúde de Salvador, Leo Prates, afirmou nesta segunda-feira (19) que uma segunda onda da covid-19 em Salvador “pode ser avassaladora”. Ele também comentou a ocupação de 100% dos leitos de enfermaria infantil para coronavírus na capital baiana, dizendo que mais 10 leitos serão ofertados a partir de hoje.

Prates disse, em entrevista ao Jornal da Manhã, na TV Bahia, que muitas pessoas que não fizeram acompanhamento de doenças nesse ano por conta da covid-19 estão chegando em situações graves às UPAs.”Tivemos muita gente que não se cuidou (durante a pandemia), temos crescimento de pacientes vasculares graves, principalmente nas UPAs, e coronarianos também. Crescimento do número de infartos é uma coisa impressionante”, citou o secretário.

“Nós vamos ter um sistema sofrendo pressão enorme porque não tem coronavírus, por outras doenças com gravidade, e se uma segunda onda vier vamos ter uma pressão sobre sistema de saúde de quem tem coronavírus. A situação do sistema público de saúde para uma segunda onda é mais frágil do que tivemos na primeira onda. Por que temos um número de pacientes bem maior, quem não se cuidou durante o coronavírus”, explicou ele.

O secretário pediu que a população continue seguindo os protocolos sanitários. “Sigam protocolos, evitem aglomeração, faço apelo aos candidatos que sigam os protocolos. Precisamos da participação de todos, principalmente os que têm como responsabilidade liderar a sociedade”, disse, falando de aglomerações em eventos políticos.

“Logicamente tem impacto (comícios), mas a média nova de novos casos está praticamente estabilizada, a média de óbitos também. Porém é preciso lembrar às pessoas que a pandemia não passou. Continuamos vivendo uma pandemia, vejam o que está acontecendo agora na Europa, várias cidades voltando a fechar de novo por causa de uma segunda onda. É tudo que não queremos, claro que ainda estamos muito longe desse patamar”, ressaltou.

Sobre a situação das crianças, o secretário disse que está acompanhando de perto. “A gente está com leitos de enfermaria em 100%, nós acompanhamos isso durante todo fim de semana. Lembrando que a criança que está internada em leito de enfermaria é uma criança com menor gravidade, o que é uma boa notícia. Os leitos de UTI estão sob controle, em 59%, abaixo de 60%…”, disse. (Correio)

Foto: Bruno Concha/ Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.